10 de fevereiro de 2010

Trote da Faculdade


Mais um ano letivo se inicia, e quem começa a faculdade esse ano, deve estar passando (ou irá passar) pelo famoso trote da universidade. Trata-se da 'recepção' dos veteranos aos calouros, carinhosamente chamados de 'bixo' e 'bixete'. Mas depois da alegria de ter passado no vestibular, vem o medo dos trotes violentos.



Normalmente, os bixos são pintados, levam ovada, pedem dinheiro no farol, recebem banho de alguma bebida alcoolica, fazem a 'fila do elefantinho' (com um braço no meio das pernas que a pessoa de tras segura e assim a fila toda) e tem o cabelo raspado (no caso dos homens). Fora algumas humilhações que os veteranos submetem os calouros, como xingamentos e situações constrangedoras. Para alguns que passam pelo trote, ele é aceito pelo fato de que no ano seguinte, serão os calouros, e descontarão nos novos universitários, o que passaram anteriormente. Algumas faculdades, tem tradições no trote, como por exemplo a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), tem o banho em um laguinho artificial lago, em frante o predio da Faculdade, que já é feito desde 1969.




Existem extremos, e veteranos que ultrapassam dos limites, que já resultou em sérios ferimentos de calouros e até em morte, como no ano de 1999, um calouro de medicina da USP, Edison Tsung Chi Hsueh (22 anos) que morreu afogado na piscina da atlética da universidade. Mas também existe aquelas Universidades que adotam o Trote Solidário (ou Trote Cidadão), que consiste em doações de sangue, arrecadações para ajudar instituições de caridade, ou até mesmo em ir a alguma instituição, brincar com as crianças, conversar com idosos. Algumas não permitem nem o corte de cabelo, mas outras até pintar os calouros (não de forma exagerada) é liberado.Diversas faculdade de peso em São Paulo já aderiram a esse tipo de trote, como UNICAMP, UNESP , Belas Artes e Mackenzie.





Tati Coelho

0 comentários: