23 de janeiro de 2010

O que são FEED e RSS?

Uma dica legal para facilitar (e muito!) a vida de vocês leitores de blogs, é assinar o feed dos blogs que você acompanha, e ler por um agregador de RSS. Entendeu tudo né? Pra quem não entendeu, vou explicar direitinho!
Você já deve ter visto esse simbolo em algum lugar, site, blog, ou até mesmo no seu navegador... Mais com a criatividade dos designer, você pode encontra-lo de uma forma mais, criativa... Veja alguns exemplos:

Mas sempre será essas tres curvinhas e um ponto, e em alguns raros casos, não será laranja (e acabei de perceber que o nosso logo está bem em cima do nosso icone de feed, preciso dar um jeito nisso rs!) .Deixando a parte estética de lado, esse icone significa o RSS, que é uma tecnologia que modifica a formatação do texto dos blogs, sites, para uma mais 'simples' que possa ser exibida em um agregador de noticias e não no seu navegador, e ai você recebe as atualizaçoes (feeds) dos blogs e sites que você acompanha, sem precisar visita-los na maioria das vezes (digo na maioria, por que alguns aparecem só os titulos nas configurações.)! Para poder usar o RSS, você precisa desse agregador de noticias, e aqui vamos dar algumas opções para voces!

1 - Agregador On Line
Vantagens: Você pode acessar o seu agregador de qualquer máquina!
Desvantagens: A unica mesmo é que você só pode acessar com a net, sem ela, não tem como ver nem as atualizaçoes antigas.
# Sugestões: Google Reader (em portugues!), Bloglines, Newshutch, NewsGator, Wasabi, Alesti (em portugues!)

2 - Baixar o Agregador (Programa)
Vantagens: Ele vai estar na sua maquina, você pode acessa-lo mesmo off-line.
Desvantagens: Você só pode acessar da maquina em que estiver instalado o programa, e sem internet, ele não atualiza as paginas.
#Sugestões:FeedReader, Thunderbird (para quem usa Firefox, mas vou falar do Firefox ali em baixo!), RSSOwl .

Obs: Firefox
Se você usa o Mozilla Firefox como navegador de internet, você tem uma opção a mais! E usar o agregador de noticias do seu navegador. Quando você ver o icone de RSS, é só clicar e você será direcionado a essa pagina:


Ai é só clicar no 'Inscrever Agora', e voce vai poder ver as atualizaçoes em lista, assim:


[propaganda] Viu como o Firefox facilita ainda mais a sua vida? [/propaganda]

Parece complicado, mais depois que você começa a usar fica tudo muito simples. E facilita a vida de vocês e há um ganho de tempo muito grande, então, testem, vejam qual tipo de agregador é melhor para vocês e assinem o Feed dos blogs/sites que vocês entram sempre!

Obr. Tati Coelho


3 comentários:

Alberto Ribeiro disse...

Achei muito legal esse post ensinando sobre tecnologia.

Muitos jovens hoje lidam mais com msn; sites de relacionamentos; editores de fotos e desconhecem outras coisas legais que pode nos beneficiar em nosso dia a dia.

Continuem postando mais sobre isso. Uma dica bacana seria falar sobre o Twitter, eu mesmo nem sei usar direito, haha ... Mas não vem ao caso agora, rs.

Um abraço pro pessoal da Força de Santo André !!

Na Fé

Alessandra Cristina disse...

Gostei muiito da dica, mas tenho uma dúvida.
Onde irá aparecer a lista das atualizações?
Beijos!
Deus abençoe muito mais o Força Jovem de SA e quem faz o blog!

Força Jovem Santo André disse...

Oi Alessandra...

As atualizaçoes aparecerao no seu agregador de noticias!

Deus a abençoe!
Na fé.